O CQCS recebeu, através do “Fale Conosco”, um pedido de ajuda do sr. Haron Mota, residente em Nilópolis (RJ). Associado da Global Clube de Benefícios, ele denunciou essa associação, que comercializa a chamada “proteção veicular”, por não cumprir o que havia sido acordado.
No contato, Haron Mota, explicou que teve o carro roubado e, posteriormente, recuperado pela associação, com a ajuda de rastreador. Contudo, a oficina credenciada por essa associação fez apenas maquiagem no motor do carro, que estava bem danificado. “Fui pegar carro e eles não tinham peças e não consertaram várias coisas. Levei o carro para casa e constatei outros problemas”, narra o denunciante, que buscou o auxílio do CQCS após realizar pesquisas na Internet.
Somente na segunda oficina, também credenciada, desmontaram o motor, mas os problemas continuaram, o que o levou a procurar ajuda para formular sua denúncia da associação.
O CQCS consultou o vice-presidente da Fenacor, Dorival Alves de Sousa, segundo o qual qualquer pessoa pode denunciar essas associações que atuam irregularmente. “Há dois caminhos, ou procura o sindicato (no caso do corretor) ou encaminha carta denúncia diretamente para a Susep, para que a informação seja checada pela área competente e sejam adotadas as devidas providências”, frisou.
Ele ressaltou, contudo, que a denuncia deve ser bem embasada, se possível com a apresentação de documentos como propostas, registro e prospectos. “A denúncia não pode ser vaga para não dificultar trabalho da Susep”, concluiu.
CQCS entrou em contato com a Susep e a autarquia informou que para qualquer denuncia relacionado ao mercado de seguros deve acessar: http://www.susep.gov.br/fale-conosco